O Silmarillion não é um livro facil de ser lido e eu aconselho a ler esse livro depois de voce ter lido os outros 2, (O Hobbit e os Senhos dos Aneis).
Ele é dividido em 3 Partes. Quenta Silmarillion, Akallabêth e Os Aneis do Poder e a Terceira Era.
Quenta Silmarillion conta a historia do inicio de tudo.
Pra resumir: Iluvatar é o Ser Supremo. Ele criou a Raça dos Valar, dos Maia, dos Elfos e dos Humanos. Os Valar eram seres puros de grande poder, mas tinha um dentre todos o Valar que sempre tentava fuder tudo, seu nome era Melkor, tambem conhecido como Morgoth. Ele tentava destruir todas as criações dos Valar, inclusive os seres Humanos e os Elfos. Não bastando isso, ele rouba os objetos de maior valor dentre os Valar, as Silmarils e se manda para a Terra Media. Na terra media ele fundou Mordor. Junto com Melkor foi um jovem Maia chamado Sauron que logo se tornou seu braço direito e general.
Os Valar, claro, nao ia deixar isso quieto e foram caçar Melkor, porem ele tinha capturado varios elfos ao longo do caminho para serem seus escravos e não feliz com isso, transformou esses elfos em criaturas chamardas Orks. Longas batalhas foram travadas , muitas vidas perdidas mas as Silmarils foram recuperadas e Melkor destruido, porem o Maia Sauron conseguiu fugir e ficou escondido por longos anos.Um detalhe, Gandalf tambem é dessa raça, dos Maia.
Akallabêth, conta a Historia da ascensão e queda de Numenor, a grande nação dos Homens, fragmentos desses fatos são narrados em Senhor dos Aneis.
Os Aneis do Poder e a Terceira Era, Sauron reaparece na Terra Media e mais poderoso do que nunca e secretamente cria o Um Anel para controlar os Aneis do Poder criados pelos Elfos e segue ate a Grande batalha narrada no Senhor dos Aneis onde Sauron perde o Um Anel para Isildur.
Para quem gosta desse universo, esse livro vai acabar com todas as duvidas existentes.
Silmarillion era na verdade um caderno de anotações de Tolkien e q seu filho publicou apos sua morte.